segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ascensão e Queda dos Fakes - O que significava "Lutar"? E onde? (PT. 2)

IT'S TIME!


Postagem redigida ao som de Bombtrack - Rage Agains the Machine, se quiser ouvir alguma coisa.
~

E eis que houve a formação da "Arena", o grande torneio entre intérpretes de personagens do Orkut. Antes disso, talvez, eram apenas lutas esparsas e "ilegais" em comunidades privadas com direitos a golpes duplos e sujos. Ah, estou indo rápido demais? Então vamos dar uma olhada nas regras e estas eram simples: havia um desafiante e um desafiado. O tópico era aberto e na primeira postagem costumava-se sinalizar o estilo de luta no qual ambos lutariam, entre eles o Normal, onde seguiam um padrão de 4 ou 5 rounds (dependendo da comunidade) + movimento defensivo de total direito ao desafiante que, no primeiro round, não postava uma defesa. Não entendeu? Exemplo:

Round 1 - Movimento 1 - Desafiante (Ataque apenas); Movimento 2 - Desafiado (Defesa/Ataque).
Round 2 - Movimento 1 - Desafiante (Defesa/Ataque); Movimento 2 - Desafiado (Defesa/Ataque).
Até que a luta terminasse.

Existia também o duelo de duplas, duelos onde um encontrava-se na desvantagem lutando contra dois, três e até mesmo quatro adversários de uma vez só. Cada comunidade seguia esse padrão, porém continha seus próprios termos  e pontuações para cada luta, o que fazia com que seu personagem passasse de level (bem parecido aos MMORPGs como World of Warcraft e Ragnarök) e tivesse direito a um maior uso de habilidades, que aqui significam quantos poderes estarão a disposição do seu personagem. Antes da fundação do estilo de luta de mesmo nome dos que jogavam - o POQ -, muitas pessoas usavam todas as habilidades de seu personagem nas lutas. No entanto, depois da estrutura de regras ser estabelecida, as pessoas deveriam categorizar melhor seus poderes em um combate, para isso um exemplo bem simples, o grande Homem de Aço contra o Cabeça de Teia, Homem-Aranha.

Marvel Vs. DC, quem ganha?

Suponhamos que a comunidade utiliza-se de quatro poderes como padrão de escolha. Caso o Homem-Aranha optasse por Super Agilidade, Sentido Aranha, Aderência a paredes e como equipamento seus Lançadores de Teia, jamais poderia levantar um carro, pois não escolheu o seu atributo Super Força. Acho que já deu para exemplificar o ponto de escolha de habilidades: os intérpretes deveriam utilizar-se de suas melhores habilidades para vencer o duelo diante daqueles que julgariam a luta, pois afinal, assim como em um combate no UFC, as lutas eram julgadas e pontos eram dados por boa interpretação, estratégia e técnica em bom uso das habilidades escolhidas. Mas isso só foi adotado depois de muito tempo por uma comunidade de torneios que era chamada de "Arena", pioneira em utilizar-se de esquema de turnos, movimentos e formação de equipes, fundadora do torneio "A Grande Batalha". Equipes eram formadas e lutas eram pontuadas e o vencedor avançava para a próxima fase até chegar as Finais e um grande prêmio fosse concedido.

No entanto, nem tudo eram rosas: muitas pessoas diziam que haviam aqueles que lutavam e que também possuíam perfis secundários, feitos apenas para julgar as próprias lutas e garantir vitória, juízes favorecerem amigos ou amigos do dono da comunidade e muitos outros "podres", o que tornou a Arena um lugar mais restrito e repleto de falcatruas, levando o intérprete do personagem Maxwell Lord, conhecido vilão da DC Comics - uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo, mãe do Superman, Batman e vários outros - a criar a The Underground Fighters, conhecida como TUF.

Por hora, sinto que a postagem saiu grande demais, mas muitas coisas precisavam ser explicadas antes de adentrarmos mais nesse mundinho estranho e tão legal para quem vivenciou. Na próxima postagem, irei explorar as lutas e acontecimentos memoráveis de arenas como TUF e Battle Dome, duas das mais antigas das quais me lembro e que entraram para a história com as maiores brigas, desentendimentos, lutas e a própria aplicação do sistema proposto anteriormente. Se curtiram, compartilhem para os amigos e relembrarem bons momentos, afinal, nostalgia é sempre bom. Estou disposto a entrar em contato com todos aqueles que quiserem me ajudar nesta trilha pela história do POQ e dos fakes, só digitarem /lucasfsaquino ao lado do endereço do facebook.

Adendo: postagem feita com a ajuda da página de facebook "POQ da Depressão".

1 comentários:

Thayla Foxx disse...

Eu realmente adorei poder reviver meus dias no mundo fake lendo estas postagens!
Eu, particularmente, nunca fui muito boa em lutas, sempre preferi assistí-las. As plataformas de batalhas onde joguei são um pouco diferentes... Tenho que admitir que bateu uma saudade.